terça-feira, 17 de setembro de 2013

O VENDAVAL QUE ASSOLOU NOVA LONDRINA - 1981

Prédio do Colla - centro de Nova Londrina/PR

          Texto: 

          "O vendaval que se abateu em Nova Londrina em 27 de abril de 1981, durando pouco mais de um minuto, tempo suficiente para fazer um grande estrago na cidade, uma catástrofe. Felizmente houve somente danos materiais. Qual fênix a cidade se reergueu graças ao seu povo aguerrido, religioso... A ajuda de milhares de brasileiros e o apoio inconteste dos governos Municipal, Estadual e Federal foram de grande valia para pôr novamente a cidade de pé".

Fonte: Livro -  Nova Londrina, Rainha do Noroeste, 60 anos de história, OSMAR SOARES FERNANDES, Ed. Assoeste, Cascavel/PR, 2010, pag. 139


SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013

Vendaval em Nova Londrina - 32 Anos

27 de Abril de 1981 – 14h:10m” há 32 anos – Fomos assolados por um temporal, seguido de ventos fortes, na época, calculava-se 110 km p/ hora; um VENDAVAL.

Cenas registradas nas fotos pelo meu saudoso cunhado, Wilmar Toledo, eram assustadoras e impressionantes, hoje estamos tão familiarizados com esse tipo de ocorrência que não damos conta dos estragados causados por esses agentes da natureza.

Mas o que chamou a atenção das comunidades vizinhas, na época - foi à união e força do povo Nova-londrinense que em poucos dias reconstruíam suas moradas.

PARA relembrar de um dia que jamais vamos esquecer!!













Um comentário:

  1. Estava la graças a Deus nao aconceceu nada com minha familia Deus e poderoso.....

    ResponderExcluir